Desenvolver uma estratégia competitiva e bem sucedida requer uma compreensão profunda e completa não apenas de seus concorrentes e dos movimentos que estão ocorrendo, mas de uma série de outros fatores que também têm o potencial de influenciar sua posição de mercado. É tão importante saber as forças que você tem internamente na organização, quanto saber os desafios e as oportunidades que podem existir do lado de fora.
As dicas de como seguir e estar à frente são:
. Conheça o mercado–
É de vital importância conduzir pesquisas para determinar quais produtos estão sendo oferecidos ao seu mercado alvo e a que preço. Sem esta informação básica, você estará formulando o desenvolvimento de seus produtos e fixando suas estratégias de preço às cegas.
. Converse com seus clientes-
Conheça em profundidade seus clientes e suas necessidades. Saiba o que estão dizendo sobre seus concorrentes. Amplie o seu mercado identificando os clientes cujas necessidades não estão sendo atendidas pela concorrência e desenvolva produtos para atender estas demandas.
· Identifique as forças e fraquezas de sua organização–
A avaliação honesta dos recursos de sua companhia, e eventuais falhas, é fundamental para um planejamento estratégico eficaz. Potencialize as suas forças e diferenciais para aproveitar as oportunidades do mercado. Fique atento às fraquezas da sua organização, especialmente as que podem impactar negativamente os seus clientes, pois estará oferecendo vantagem á concorrência!
· Analise os produtos dos seus concorrentes–
Ela irá trazer idéiasde como melhorar suas próprias ofertas e destacar os atributos de seus produtos em relação aos da concorrência.
. Monitore permanentemente os planos da concorrência-
Torne-se familiar com os produtos dos concorrentes e com as estratégias de marketing que utilizam. entenda o estilo de vendas e serviço que oferecem e dessa forma você poderá reagir a qualquer movimento do concorrente em tempo hábil.
. Crie alianças que complementem suas forças-
Identifique os parceiros que possam preencher as lacunas existentes em seus conhecimentos ou potencialidades. Lembre-se, admitir pontos fracos e ir trazer para perto quem sabe mais é ser inteligente.
· Monitore regularmente o seu mercado-
As necessidades de seu cliente e as potencialidades do seu concorrente mudam a cada dia. Uma estratégia competitiva eficaz deve contemplar estar lado a lado destas mudanças. Obtenha novas perspectivas de mercado pelos seus próprios clientes e outros, para validar o seu plano estratégico e ou ajustá-los quando necessário.
· Antecipe o futuro-
Compreender a cenário competitivo é crucial para o desenvolvimento de uma estratégia competitiva vencedora. Entretanto, para conseguir e sustentar uma vantagem competitiva, é igualmente importante definir o que o futuro trará em termos de interesses e necessidades. Sem esse link entre hoje e amanhã, as chances de permanência longa no mercado são mínimas.